Veja nossas dicas para não se arrepender de comprar um imóvel em leilão e evitar cair em ciladas
Já sabemos que os leilões são ótimas oportunidades de compra para quem está interessado em investir e, ao mesmo tempo, economizar. Entre os bens mais concorridos em leilão estão os imóveis, que na maioria das vezes podem ser adquiridos a preços bem abaixo dos valores de mercado. E que tal aprender tudo antes de comprar imóvel em leilão?
Em tantos anos, muitos dos nossos clientes são marinheiros de primeira viagem. Por isso, achamos importante falar sobre alguns cuidados antes de comprar um imóvel em leilão. Você sabe como proceder para fazer uma boa compra? O que é preciso saber antes de investir em um imóvel via leilão? Listamos abaixo algumas dicas para você ficar por dentro de tudo e evitar cair em ciladas. Confira!
Atenção ao edital do leilão
A saber, todos os detalhes referentes ao imóvel a ser leiloado estão no edital do leilão. Por isso, é preciso ler o documento com muita atenção para saber se compensa ou não comprar um imóvel em leilão.
É no edital que o interessado irá encontrar informações como data do leilão, valor mínimo de venda do imóvel, formas de pagamento, estado de conservação. No edital também devem constar dados do vendedor e responsabilidades pelo pagamento de impostos, como IPTU e taxas de condomínio, por exemplo.
Procure assessoria jurídica antes de comprar imóvel em leilão
Já no caso de leilões judiciais, uma boa dica é ter o apoio de um advogado. Isso porque os imóveis que vão a leilão judicial muitas vezes têm contas atrasadas, como impostos e condomínio, por exemplo. Dessa forma, o advogado pode auxiliá-lo verificando se no leilão estes débitos estão previstos como parte do valor arrematado.
No entanto, outro ponto importante é fazer uma pesquisa nos fóruns. Por exemplo, pesquisar nos fóruns todos os processos que possam estar relacionados ao antigo proprietário ou ao imóvel em questão.
Há casos, por exemplo, em que o proprietário pode recorrer à Justiça para tentar anular o leilão, e no caso de liminar favorável, o comprador fica impedido de ter acesso imediato ao imóvel.
Visite o imóvel
Se você deseja comprar imóvel em leilão, é imprescindível fazer uma visita de vistoria. Dessa forma, é possível verificar o estado de conservação do imóvel e calcular possíveis custos com eventuais reparos ou até reformas no local.
Em alguns casos, é aconselhável ir acompanhado de um arquiteto, que tem mais propriedade para avaliar as condições em que o imóvel em leilão se encontra.
Já no caso de imóveis ocupados, o morador pode se recusar a receber os interessados no local. Nestes casos, vale o boca-a-boca. Se o imóvel é um apartamento, por exemplo, procure os vizinhos ou o síndico. Eles darão detalhes sobre as condições de uso.
Programe-se para comprar imóvel em leilão a vista
Se o intuito em comprar um imóvel em leilão é economizar, é preferível que o pagamento seja feito à vista. Comprar via financiamento em banco, por exemplo, não é uma boa ideia. Nessa situação, os juros altos acabam “matando” o desconto do imóvel adquirido em leilão.
No entanto, vale lembrar também que não é possível usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para comprar via leilão.
Outro detalhe importante: reserve um valor a mais para as despesas. Podem entrar custos como Imposto de Renda, comissão do leiloeiro e escritura do imóvel.
E aí? Pensando em participar de um leilão de imóvel? Cadastre-se e receba oportunidades imperdíveis.