Evite dores de cabeça! Veja como fazer um planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão e fazer um ótimo negócio.
Cansado de pagar aluguel e pensando em investir em seu primeiro imóvel? Mas e aí? Como fazer um planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão?
Os leilões de imóveis são uma boa alternativa quando o principal objetivo do comprador é economizar. Isso porque, os imóveis vendidos via leilão (judicial ou extrajudicial) podem ganhar ótimos descontos em relação ao valor de avaliação.
Confira abaixo algumas dicas precisas e garanta um ótimo negócio!
Prepare-se para pagar o imóvel à vista
Primeiro, saiba que, na maioria das vezes, para arrematar seu primeiro imóvel via leilão, você deve ter a quantia para pagar à vista.
Outro ponto importante é reservar verba extra para gastos como documentação e escritura do imóvel, bem como a porcentagem a ser paga ao leiloeiro. Geralmente, são 5% do valor do arremate. Entretanto, esse valor é pago como comissão ao leiloeiro profissional.
Mas, outros gastos extras também podem incluir possíveis reformas no imóvel arrematado e dívidas a serem quitadas. Um exemplo, dívidas de condomínio.
Observações importantes:
Para imóveis arrematados em leilão extrajudicial, todos os impostos e dívidas até a venda do imóvel são de obrigação do vendedor.
Já nos leilões judiciais existe uma consideração um pouco diferente:
Quando você compra o imóvel e existe dívidas, por exemplo, de IPTU, o arrematante terá de peticionar ao juiz responsável que informará aos órgãos competentes a aquisição do referido imóvel e o arrematante/comprador não assumirá esta dívida, ficando a cargo do executado/proprietário anterior do imóvel. As dívidas de condomínio por se tratar de uma lei apartada, o arrematante/comprador assume devido a esta especificidade. Portanto fique alerta e qualquer dúvida fale com o leiloeiro.
Poupe para arrematar um imóvel em leilão
De qualquer forma, vale lembrar que todo leilão tem como vantagem a transparência. Antes de participar de um, é preciso ler atentamente o edital, pois é lá que estão todas as informações referentes ao imóvel a ser leiloado. Veja aqui como vale a pena investir em imóveis em leilão.
Se você ainda não tem uma quantia de dinheiro suficiente par pagar à vista pelo imóvel arrematado em leilão, muita calma. Primeiro, é preciso, estabelecer um controle financeiro. Anote todas as receitas e despesas que você tem, mês a mês. Dessa forma, você conseguirá identificar como seu dinheiro é gasto e onde fica mais fácil cortar despesas para economizar.
Você já investe na poupança ou em outro fundo? Tem o hábito de reservar uma quantia mensal para isso? Uma conta de investimento ajuda muito na hora de juntar o dinheiro necessário para comprar um imóvel. Porém, é preciso ter paciência e disciplina para aplicar mensalmente.
Avalie a opção empréstimo
Se mesmo com seus investimentos você ainda não tem o dinheiro suficiente para o imóvel, é hora do plano B. Pense em fazer um empréstimo. Mas, qual seria uma boa opção de crédito?
Por outro lado, o consórcio é uma alternativa interessante. Porém, é válido lembrar que o comprador precisa ter mais paciência quando opta por essa modalidade. Os consórcios são modalidades de investimento e aquisição de bens baseados na união de várias pessoas, físicas ou jurídicas.
E como funciona? Consórcios são administrados por uma empresa ou banco. Uma vez liberada a carta de crédito, o comprador tem o valor para realizar a compra e segue pagando as parcelas do consórcio até sua quitação.
A carta de crédito é, no caso, o “prêmio” do consórcio. Neste caso, você pode utilizá-la para comprar um imóvel em leilão à vista.
No entanto, a contemplação nos consórcios é feita através de sorteio. Por isso, demanda tempo. Mas, também é possível a antecipação da carta de crédito por meio de lances.
A grande vantagem ao recorrer para um consórcio é que a modalidade não tem juros. No caso, apenas é cobrada apenas uma taxa de administração, geralmente menor que qualquer outro tipo de empréstimo.
Dicas fundamentais para seu planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão
- Não tenha pressa para arrematar um imóvel. Oportunidades boas surgem a todo momento.
- Fique por dentro das oportunidades que surgem no mercado. Se inscreva em nossa Comunidade do Whatsapp e receba diversas oportunidades
- É imprescindível ter planejamento financeiro para comprar um imóvel em leilão. Isso evita dívidas futuras e dores de cabeça
- Avalie com calma todas as maneiras de conseguir o dinheiro à vista, caso não o tenha. De preferência, conte com um consultor financeiro para ajudá-lo.
- Analise o impacto financeiro da compra a curto, médio e longo prazo
- E aí, anotou todas as nossas dicas? Então pode separar o cofrinho e começar a fazer o planejamento financeiro para comprar um imóvel em leilão!