Leilões desmistificados: Tudo que você precisa saber sobre o Universo dos Leilões e seus termos
Mais do que perguntas e respostas sobre leilões, um guia completo com os termos mais comuns para iniciantes e especialistas em leilões.
A
Adquirente
Adjudicação
Aforamento/taxa de aforamento
Alienação Judicial
Alienação Fiduciária
Arrematante
Arremate
Arresto
O “Arresto” é uma medida jurídica que envolve a apreensão de bens como forma de assegurar a efetivação da penhora em casos de dívida. Essa ação é conduzida mediante a ordem de um juiz, que determina a apreensão dos ativos do devedor para garantir que o oficial de justiça possa executar a penhora.
No contexto de leilões, o arresto é uma medida que visa garantir o cumprimento de uma obrigação ou dívida. Os bens ficam indisponíveis e não podem ser vendidos imediatamente, enquanto na penhora os bens são vendidos em leilão público para que o valor da venda possa ser utilizado para pagar a dívida.
Assunção
A “Assunção” é um termo jurídico que se refere à ação ocorrida em situação muito específica, disputa judicial envolvendo pagamento de dívida. O Código Civil prevê em seus estatutos uma prática chamada de assunção da dívida ou cessão de débito.
No contexto de leilões, a assunção pode ser aplicada quando um novo comprador assume a dívida do bem arrematado. Isso pode ocorrer, por exemplo, em leilões de imóveis onde o imóvel está hipotecado e o comprador assume a dívida existente como parte do processo de arrematação.
Auditório Virtual
O “Auditório Virtual” é um termo comumente usado em leilões online para se referir ao ambiente de negociação onde os lances são feitos. Este é o espaço na plataforma de leilão onde você pode arrematar um item de maneira prática e segura.
No Auditório Virtual, você pode dar lances antecipados, programar lances automáticos ou até mesmo entrar em uma disputa emocionante por um lote. Este ambiente é aberto para lances dias antes ou até 1 hora antes da finalização do leilão.
Auto de arrematação
O “Auto de Arrematação” é um documento do leilão elaborado pelo leiloeiro logo após a arrematação. Ele contém todas as informações sobre o leilão, o bem arrematado, os dados do arrematante e da arrematação. Este documento deve ser assinado pelas partes envolvidas: o leiloeiro, o arrematante e pelo juiz responsável pelo processo de leilão.
O Auto de arrematação está previsto no art. 903 do CPC/2015 que diz… assinado o auto pelo juiz, pelo arrematante e pelo leiloeiro, a arrematação será considerada perfeita, acabada e irretratável.
C
Certame
Certidão de Objeto e Pé
Certidão Enfitêutica
CND - Certidão Negativa de Débito
Comissão do leiloeiro
Comitente Vendedor
D
Direitos de Compromissário Comprador
Direitos Hereditários
Direitos do Fiduciante
Direitos Possessórios
Direitos sobre o imóvel
Domínio Útil
E
Edital de leilão
Escritura Pública
Execução Extrajudicial
Execução Judicial
F
Foro
H
Hasta Pública
Hipoteca
I
Incremento mínimo
Imóvel Foreiro
Imissão na Posse
Instrumento Particular
ITBI
L
Lance automático
Lance condicional
Leilão extrajudicial
Lance mínimo
Lance manual
Laudêmio
Leilão judicial
Leilão
Leiloeiro
Licitante
Lote
M
Matrícula (negativa de ônus)
N
Newsletter
Nua propriedade
P
Parte ideal
Pacto Antenupcial
Propter Rem
Proponente
Promitente Vendedor / Comprador
Penhora
R
Registro do imóvel
Reintegração de Posse
T
Título Aquisitivo
U