FRAUDE EM LEILÕES: Criminosos fazem vitímas em todo o Brasil, saiba como se defender

FRAUDE EM LEILÕES_ Criminosos fazem vitímas em todo o Brasil, saiba como se defender

Olá se você chegou até aqui é porque teve dúvidas de algum leilão que surgiu para você participar ou já esta participando!

 

Seja durante uma navegada na web, uma consulta rápida no Google Search tome cuidado que talvez você esteja sendo enganado(a) e em questão de minutos pode cair um uma fraude criminosa de leilões falsos.

 

Um breve relato!

Dia a dia cresce o aumento de sites falsos de leilões na web e hoje temos mapeados milhares de sites criminosos e falsos!

Nossa experiência com as denúncias das vítimas e os relatos pelos leiloeiros que têm seus nomes utilizados de forma criminosa para dar credibilidade a estes falsos leilões são muitos, e vários destes sites conseguem consumar o crime com depósito ou transferência realizada do valor do bem adquirido tudo com dados falsos somente para ter lucro rápido nesta modalidade de crime constituindo crimes de ordem financeira.

 

O que é necessário você saber para não cair nestes golpes:

 

1 – Responsável por leilões somente são os leiloeiros que são profissionais que possuem fé pública e atuam de forma personalíssima em seu próprio nome devidamente inscrito nas Juntas Comerciais de cada Estado do Brasil;

 

2 – Nenhum valor será depositado ou transferido em conta corrente de terceiros senão em próprio nome do leiloeiro e seus dados bancários, principalmente comissões sobre as vendas realizadas em leilão;

 

3 – Desconfie de sites que não possuam edital com os nomes da parte responsável (Comitente) em realizar o leilão, pois ele é o documento que contém as regras do leilão, como também o nome do leiloeiro responsável;

 

4 – Desconfie de sites com extensão .com, .com/br, .online e outros. Existem leiloeiros que utilizam extensão .com, .net e outros, por isto é bom pesquisar bem antes de se cadastrar para participar.

 

4 – Quando você perceber que existe edital, mas de certa forma trouxe dúvidas e o nome do leiloeiro não conste, ou você veja que o Comitente não venda bens que estejam relacionados com seu portfólio de produtos desconfie depressa;

 

5 – O edital falso traz informações sem nexo das regras de vendas de veículos e imóveis e outros bens e confundem-se as regras dos leilões que são diferentes dependendo se ele seria Judicial ou Extrajudicial, tudo para enganar pessoas desavisadas;

 

por exemplo:  Já nos deparamos com relatos de vítimas que perceberam sites com edital que as normas regem um leilão do DETRAN, nas quais este órgão de trânsito é responsável pela administração veicular e de trânsito que é regido pelo Governo Estadual sendo uma autarquia do mesmo, que somente vende veículos apreendidos disponíveis nos diversos pátios que possuem em todo estado de São Paulo. Então somente vende veículos que estão nestes pátios e nunca venderá imóveis junto à veículos em um mesmo leilão, pois para o fim de leiloar imóveis seria executado leilão oportunamente por outras autarquias do Governo Estadual.

 

Olhe este exemplo que extraímos de site falso: https://wiv.digital/editais/?edital=600283236

 

 

Você pode observar que:

 

Não existe nome de leiloeiro e o termo leiloeiro administrativo não existe e é totalmente irregular;

São imóveis os bens oferecidos e as regras contemplam leilão do órgão de Trânsito DETRAN/SP que vende veículos somente;

Cláusulas totalmente incorretas em relação aos bens oferecidos

 

 

O leilão é embasado sobre os 5 pilares da administração pública, sendo eles:  Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência e ainda a transparência e igualdade de direitos e deveres na participação do leilão.

 

Por estes pilares vemos o leilão como uma ferramenta inclusiva e que traz muita segurança para quem compra e para quem vende, pois existem regras claras de participação e ninguém pode negar desconhecimento. Mas, também por carregar este peso de legalidade e transparência para que bons e proveitosos negócios sejam realizados é alvo de fraudes e crimes por se tratar de uma modalidade pública de licitação com regras muito bem explícitas e disponíveis à qualquer pessoa.

 

Esta transparência de fato que existe no leilão com a exposição de todos os dados de quem vende (Comitente) e principalmente do leiloeiro responsável pelo leilão e suas regras torna fácil a consulta e fica a disposição também de criminosos utilizarem para cometerem estas fraudes criminosas.

 

Caiu na fraude do falso leilão e caso tenha feito algum pagamento corra e faça contato com seu gerente da sua conta corrente e solicite o estorno imediato da transação realizada e logo após faça o Boletim de Ocorrência Policial e se possível entre em contato com o leiloeiro que, porventura existir o dado em qualquer documento emitido deste falso leilão, pois ele também é uma vítima de uso criminoso de seus dados para realizar o falso leilão. Você estará o ajudando que nem conhecimento tem do leilão a dar os devidos tramites para sua segurança jurídica.